Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Órgãos ambientais buscam atualizações na lei florestal do Amapá

Por: Portal Amapá -21/09/2016 - 10:27
Foto: Portal Amapá

O governador do Estado, Waldez Góes, esteve reunido na noite de segunda-feira, 19, com representantes do Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF) e órgãos ambientais para avaliar propostas que deverão alterar a legislação florestal do Estado, que está desatualizada. O objetivo é organizar uma minuta de lei que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). A iniciativa busca atualizar a lei ambiental N.º 0702/2002 e implementar uma nova política florestal no Estado.

O chefe do Executivo explicou que as concessões florestais no Amapá buscam o desenvolvimento econômico, e para que isso possa acontecer, o Estado deve se atualizar em relação à legislação. Segundo ele, já houve discussões em nível técnico e a intenção é fortalecer o setor florestal do Estado.

“A Floresta Estadual do Amapá [Flota] abrange parte de dez municípios do como Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque. Temos que nos atualizar para que possamos colher bons frutos no futuro”, destacou Góes.

Marcos Tenório, diretor-presidente do IEF, contou que existem também outras alterações dentro da legislação do Estado e que podem contribuir para o desenvolvimento do setor. “A intenção é garantir novas adequações para, então, definições essas atualizações na lei, como modernizar o Cadastro Ambiental Rural [CAR], Programa de Recuperação Ambiental e a cota de reserva ambiental”, informou.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, a alteração através da minuta de lei que faz adequação ao novo Código Florestal é de uma importância muito grande. Segundo ele, o setor florestal é um dos três maiores potenciais o desenvolvimento econômico do Amapá. “Temos que nos atualizar em relação ao novo Código Florestal; é a legislação que estipula novas regras para a preservação ambiental no Amapá. O debate é amplo e ainda temos muitas reuniões para definirmos essas novas diretrizes”, finalizou. 

 
 

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá