Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Gestores municipais são capacitados em gestão ambiental

14/03/2017 - 08:45
Foto: Sem Autor

Gestores municipais ligados ao Meio Ambiente participaram nesta terça-feira, 14, de um ciclo de oficinas que visa melhorar a qualidade da gestão para o desenvolvimento sustentável municipal nos próximos quatro anos. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

Nesta primeira oficina, estiveram presentes gestores de meio ambiente dos municípios da Região Oeste do Amapá: Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal do Piririm e Cutias do Araguari.

De acordo com o técnico da Sema e coordenador do ciclo de oficinas, Jesse Costa, os encontros são um desdobramento do Encontro Amapaense de Gestores Estaduais e Municipais de Meio Ambiente, realizado em fevereiro.

“Neste período realizamos um diagnóstico sobre a situação das secretarias de meio ambiente de cada município. Identificamos pontos positivos e negativos que começaram a serem discutidos nas oficinas entre os gestores para este novo ciclo da administração municipal. A ideia é lançarmos um planejamento estratégico em conjunto para melhorar essa gestão”, declarou.

Entre os assuntos em pauta estão as fiscalizações, os licenciamentos de áreas para diversos fins e também a qualificação dos servidores que atuam nas secretarias.

A representante do Ibam, Ângela Fontes, explica que essa parceria com a Sema para a realização das oficinas se dá através do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental (PQGA) e começou a partir do encontro estadual e municipal de gestores.

“Essas oficinas vão permitir que os municípios tenham um maior conhecimento sobre a área do meio ambiente neste novo ciclo. Então, os secretários ficarão cada vez mais próximos e preparadas para o planejamento da gestão e do desenvolvimento sustentável”, explicou.

O ciclo de oficinas encerra no dia 4 de abril. Confira a programação completa abaixo por região:

Oficina 2: Região Central
Município anfitrião: Porto Grande
Datas: 15 e 16 de março
Municípios participantes: Serra do Navio, Pedra Branca, Porto Grande e Ferreira Gomes

Oficina 3: Região Sul
Município anfitrião: Laranjal do Jari
Datas: 30 e 31 de março
Municípios participantes: Laranjal do Jari e Vitória do Jari

Oficina 4: Região Norte
Município anfitrião: Amapá
Datas: 03 e 04 de abril
Municípios participantes: Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá