Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Últimos dias para inscrições em curso do CAR

30/03/2017 - 08:32
Foto: Sem Autor

Termina no dia 31 de março o prazo das inscrições na Capacitação para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Cap-CAR. Serão 5 mil vagas gratuitas para o curso promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo é treinar os interessados em atuar como facilitadores nas inscrições de imóveis rurais preferencialmente de agricultores familiares. 

Os interessados deverão se inscrever pela página virtual do curso. O treinamento faz parte do projeto de Gestão Territorial Rural e será realizado totalmente a distância, sem tutoria, com carga horária de 80 horas/aula, o equivalente a dois meses de duração. O conteúdo programático inclui todas as funcionalidades e fluxos do sistema para esclarecer dúvidas na hora de fazer a inscrição de imóveis no CAR.

A maior parte do material didático foi elaborada pelo MMA e a Universidade Federal de Lavras, com a participação de equipes da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O material complementar foi elaborado pela Universidade Federal de Viçosa.

GESTÃO TERRITORIAL RURAL

Além do Cap-CAR, o projeto de Capacitação em Gestão Territorial Rural envolve ainda um curso sobre Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), sistema de aferição do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos rurais, com foco na prevenção ou mitigação de riscos e identificação de oportunidades.

Também haverá um curso sobre Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta que tem como objetivos delimitar e caracterizar as unidades da paisagem inseridas em uma sub-bacia hidrográfica, permitindo identificar as áreas sensíveis e aquelas mais adequadas para a exploração agropecuária e florestal.

Para desenvolver o conteúdo dos cursos, a parceria entre o MMA e a UFV contou com participação de pesquisadores e técnicos de instituições de ensino e pesquisa do país, como Ufla, UFMG, Unifemm, Embrapa, Epamig e Emater – alguns dos quais participaram diretamente na criação desses instrumentos.

O CAR

Criado pela nova Lei Florestal, o CAR é um registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do país. O objetivo é integrar as informações desses terrenos referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal e florestas, entre outros. Essas informações compõem uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel. 

 

SERVIÇO:

Capacitação para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Cap-CAR)

Inscrições: Até 31 de março, na página virtual do curso

Informações: (31) 3899-3987, das 14h às 18h, ou pelo e-mail: gtr.cead@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá