Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Sema e IEF orientam conselheiros sobre a função de Unidades de Conservação

12/04/2017 - 10:11
Foto: Sem Autor

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em parceria com Instituto Estadual de Floresta no Amapá (IEF) deu início nesta segunda-feira, 10, ao ciclo de capacitações de cerca de 200 conselheiros (titulares e suplentes) que atuam nas Unidades de Conservação do Estado do Amapá. A abertura aconteceu no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

O encontro que se estenderá até quarta-feira, 12, visa nortear a integração das Unidades de Conservação com as comunidades do entorno, estimular o desenvolvimento de projetos sustentáveis, bem como, a manutenção da preservação do meio ambiente.  

O Amapá possui cinco unidades estaduais, sendo: A Floresta Estadual de Produção do Amapá (Flota) Reserva Biológica Estadual do Parazinho, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Curiaú e Fazendinha. 

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, as Unidades de Conservação devem, por força de lei, possuir um conselho gestor. E o momento, será de atualizações referentes às Legislações, uso de recursos naturais sustentáveis, entre outras especificações. 

Creão esclarece, ainda, que a maior parte dos conselheiros está renovando seu mandato. Os demais, estão conhecendo agora a temática. Daí a necessidade de capacitá-los para que possam representar com maior legitimidade as populações que vivem nas regiões onde se encontram as Unidades de Conservação. E, assim, reforçarem a preservação e o uso sustentável dos recursos naturais. 

Entre as atribuições dos conselheiros estão a socialização das informações com o poder público, acompanhar e revisar os planos de manejo e projetos de exploração sustentáveis. “O município que possui uma Unidade de Conservação tem um estoque da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora. Contudo, precisamos levar, também, outras compensações no âmbito social e econômico. Esta atribuição também passa por uma das funções dos conselheiros, que é trazer a informação de qual é a necessidade para que seja articulado o provimento entre as esferas governamentais”, explicou o secretário de Estado de Meio Ambiente. 

Nesta terça-feira, 11, o evento segue no Auditório da Escola de Pesca no Distrito Industrial de Santana de 8h às 18h. E na quarta-feira, também, no mesmo local de 8h às 12h. No período da tarde do dia 12 de abril, haverá a diplomação e a posse dos conselheiros no Palácio do Setentrião, às 16h.


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá