Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Produtores de Serra do Navio recebem autorização para explorar área da Flota

17/04/2017 - 10:41
Foto: Sem Autor

O casal de agricultores Geninelson Castelo e Nazilma da Silva, morador da Comunidade do Ramal do Cachaço, no município de Serra do Navio, recebeu, no fim de semana, uma notícia muito boa. A partir de agora, eles e mais 75 famílias têm o direito de exercer atividades agrícolas, extrativistas e manejo comunitário autorizados pelo Instituto de Floresta do Amapá (IEF) na área da Floresta Estadual do Amapá (Flota).

"Estamos orgulhosos, e ao mesmo tempo, muito felizes com essa notícia. Sabemos da importância desse procedimento que, sem sombra de dúvidas, trará ainda mais desenvolvimentos para as comunidades agrícolas da nossa região", comentou a agricultora Nazilma, destacando a produção de açaí, macaxeira e cupuaçu.

A ação de entrega das anuências aconteceu no sábado, 15, e domingo, 16, no município de Serra do Navio. Essa atividade faz parte das ações do Governo do Estado do Amapá, que busca identificar as comunidades e famílias que fazem parte da Floresta Estadual do Amapá (Flota), além de contribuir para o desenvolvimento econômico.

De acordo com o diretor-presidente do IEF, Marcos Tenório, esse procedimento é o primeiro passo para implementação de outras políticas públicas para as comunidades da Flota. Segundo ele, a partir de agora essas comunidades estão autorizadas a exercer as suas atividades de forma legalizada e com mais segurança, e isso trará desenvolvimento e progresso para o Estado.

"Agora, essas famílias poderão acessar linhas de financiamento e crédito para alavancar a produção, assim como vão ajudar o Estado na implementação do Cadastro Ambiental Rural, na regularização fundiária e na assistência técnica a essas comunidades identificadas na Flota", finalizou Marcos Tenório.

O prefeito de Serra do Navio, Elson Belo, destacou a questão das concessões florestais para o município e a implantação do conselho de meio ambiental que vai administrar os recursos gerados na área da Flota dentro do município.

"O objetivo de fomentar a economia da cidade dá mais segurança para os produtores locais e agora, com a entrega das anuências, o processo de desenvolvimento será mais célere", comentou o prefeito, destacando que Serra do Navio foi a primeira cidade a receber as cartas de anuências do Estado.

Foram entregues anuências para famílias da Comunidade do Ramal do Cachaço, Colônia do Água Branca, Ramal do Araguari, Comunidade do Capivara, Perpétuo Socorro, Sucuriju e Rio Araguari. No próximo fim de semana, o IEF entregará anuências para as comunidades do município de Pedra Branca do Amapari.

 

Fonte: Amapa.gov.br


ARQUIVOS VINCULADOS
Nome Arquivo

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá