Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Hábitos saudáveis diminuem risco de câncer de mama

20/10/2017 - 09:00
Foto: Sem Autor

A campanha do Outubro Rosa chama atenção para o câncer de mama, o segundo tipo mais comum da doença entre as mulheres do Brasil e do mundo, respondendo por 28% dos novos casos, a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O autoexame e a mamografia ajudam na detecção na doença, mas, através de hábitos saudáveis e mudanças de estilo de vida, é possível diminuir as chances de desenvolver a doença.

Outros fatores são os ambientais, como a poluição do ar e o consumo de alimentos com agrotóxicos. Fatores como obesidade, sedentarismo, álcool em excesso e tabagismo, também aumentam os riscos de câncer.

Uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos contribuem não só para diminuir o risco de câncer, mas também para a prevenção de doenças crônicas como o diabetes, hipertensão e doenças cardíacas. As pessoas devem optar por alimentos naturais, evitando os processados.

Um estilo de vida saudável aumenta a média de vida em quatro a cinco anos, em relação a pessoas que não o mantêm. Esses comportamentos impactam não só na expectativa de vida, mas na qualidade dela.

Outros fatores de risco incluem mulheres que não amamentaram ou que tiveram o primeiro filho após os 35 anos.

No caso da reposição hormonal, o tratamento usado para diminuir sintomas ligados à menopausa como ondas de calor, irritabilidade extrema, osteoporose, estado depressivo associado à menopausa, baixa densidade óssea em progressão, entre outros fatores.

“Essa paciente não está tendo uma boa qualidade de vida, se ela não tem isso nós vamos optar pela reposição hormonal, que é prescrita de forma individualizada. Os riscos são minimizados quando a reposição hormonal é necessária”, explicou o mastologista Antônio Sérgio Carvalho.

O tempo que o tratamento será empregado é que deve ser discutido com o médico. Em pacientes com alto risco pessoal ou familiar para câncer de mama precisam ser avaliadas separadamente para que o tratamento seja personalizado. Não existe uma idade limite para início. O ideal é que o tratamento se inicie com os sintomas do climatério.

Carvalho explica que comparado a outros tipos da doença, o câncer de mama pode ter fatores genéticos. “Em algumas mulheres é necessário verificar o histórico familiar, por exemplo, se a mãe, avó ou uma irmã da paciente desenvolveram a doença as chances dela também desenvolver são maiores quando comparada a outras mulheres que não tem histórico de câncer de mama na família. Mas isso tem uma taxa muito pequena no nosso país, representando apenas 5% dos casos”, finalizou.

 
Fonte: amapa.gov.br

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá