Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Prazo para adquirir a Declaração de Aptidão do Pronaf é ampliado

08/07/2016 - 12:51
Foto: Sem Autor

O prazo para que os produtores extrativistas, quilombolas e indígenas tenham acesso à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi prorrogado até dezembro deste ano. O prazo deveria ter encerrado em dezembro de 2015.

O aditivo no prazo foi necessário para que os técnicos do Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF) consigam alcançar a meta inicial do projeto, de 750 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) individuais e nove jurídicas. No início de 2015, só tinham sido finalizadas 126 individuais e quatro jurídicas. “Precisamos parar todo o processo para descobrir onde estava o erro e a partir daí, traçar uma nova estratégia para executar o restante”, explicou Ueslei dos Santos, coordenador do projeto.

Ainda em 2015, os técnicos fecharam 346 novas DAPs individuais e iniciaram, paralelamente, as capacitação das organizações sociais para que a meta das declarações jurídicas também fosse alcançada. “Estamos capacitando as organizações sociais das comunidades que já visitamos, para que elas possam acessar créditos. Para isso, contamos com o apoio de técnicos da Agência de Fomento do Amapá, que apresentam os créditos disponíveis”, declarou Sheila Monte, extensionista florestal do IEF.

Iniciado em 2013, o Ministério do Desenvolvimento Social aportou R$ 1,5 milhão para o fortalecimento da instituição, possibilitando a estruturação do IEF com a aquisição de computadores, aparelhos de GPS, veículos, embarcações, além de materiais de consumo.


Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá