Instituto Estadual de Florestas do Amapá

Acessibilidade: A+ A() A-
NOSSA HISTÓRIA

Instituto Estadual de Florestas do Amapá é uma autarquia estadual, dotada de personalidade jurídica de direito público, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural, conforme disposto na Lei 1.077 de 02 de abril de 2007 de criação do Instituto Estadual de Florestas e Decreto nº 4957 de 28 de Dezembro de 2008, que aprova seu Estatuto. Com patrimônios e receitas próprios, tem autonomia administrativa e financeira, com sede e fórum na comarca de Macapá, Capital do Estado do Amapá.

Tem por finalidade executar a política florestal do Estado do Amapá em consonância com as macro-políticas de desenvolvimento do Estado. Promover, apoiar e incentivar, em articulações de órgão afins, o florestamento e o reflorestamento, desenvolver ações que favoreçam o desenvolvimento sustentável local, através de assistência técnica e prestação de serviços. Se responsabilizando por:
Gestão da Floresta Estadual do Amapá em parceria com a Sema.

- Promover o ordenamento do setor produtivo florestal, proporcionando a legalização do setor e aumento do PIB florestal do Estado. Visando a educação ambiental e compreensão da sociedade na importância da gestão florestal e da biodiversidade.

- Implementar, desenvolver e supervisionar mecanismos e ações, visando o fortalecimento do manejo florestal, difundindo a importância da certificação de processos de produção junto às empresas florestais, assim como divulgar os projetos de acesso ao crédito.

- Elaborar cadastro das áreas florestais e áreas degradadas do Estado, prestar assistência técnica às comunidades rurais, em projetos de recuperação de áreas alteradas.

- Orientar a utilização de métodos e práticas que visem o maior aproveitamento durante o processamento da madeira, difundir novas técnicas e práticas para o melhor aproveitamento dos subprodutos não-madeireiros.

- Prestar assistência técnica às comunidades rurais em projetos de treinamento, difusão, fomento e aperfeiçoamento técnico florestal, promovendo capacitação e implementação de práticas de manejo florestal.

Downloads:

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - IEF
Av. Procópio Rola, 675 - Centro. Fone: (96) 3131-2650 Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá